O Google e os principais candidatos a Presidente



O Google é o maior e mais utilizado sistema de buscas da web brasileira. Como se sabe, ao fazermos uma pesquisa, o Google utiliza a ferramenta "autocompletar" para dar indicações, sugerir ou facilitar o trabalho de quem pesquisa. Supostamente, as indicações que aparecem se baseariam nas palavras ou termos mais pesquisados pelos usuários. Até aí nada demais, todos os sistemas de busca fazem a mesma coisa. Fica a critério de cada um  aceitar ou não as sugesões apresentadas.
Por curiosidade e uma pitada de desconfiança me ocorreu fazer uma pesquisa com os nomes dos principais candidatos nas eleições presidenciais deste ano. O resultado surpreendeu. E deixou o Noel -comentarista político do blog, especialista em assuntos misteriosos, mensagens subliminares e patranhas diversas- com a pulga atrás da orelha. Confira abaixo o que acontecerá caso o prezado leitor ou a querida leitora resolver fazer uma pesquisa simples com os nomes de Dilma Rousseff, candidata da coligação PT-PMDB, e de José Serra, principal opositor do governo Lula e candidato da coligação PSDB-DEM.

José Serra na busca do Google
 

Dilma Rousseff na busca do Google

O nome de Dilma aparece vinculado a coisas negativas -"terrorista" (duas vezes), "ficha criminal", "ditadura"  ou "guerrilheira", além de um estranho "antes e depois", que sugere ser a canditada uma espécie de Michael Jackson da política nacional. Por sua vez, seu oponente, José Serra, é tão mimoseado que dele se dá até  a falsa informação de que é "formado em medicina". É quase um panfleto, um santinho virtual. 
Que coisa feia. Mas quem vai decidir as eleições são os eleitores, não os sistemas de busca. 


    

Comentários