Magda Olivero: 101 anos!


 

Há exatamente um ano postei matéria sobre os 100 anos de uma das maiores e mais importantes cantoras líricas de toda a história da ópera -Magda Olivero. Em http://brutalitessen.blogspot.com/search/label/Magda%20Olivero. E é muito melhor comemorar centenários quando o personagem está vivo, lúcido e com saúde. Pois Magda vai seguindo em frente sem fazer contas e sem dar muita bola para o tempo, com quem ela seguramente tem algum acordo secreto. 

Existem muitas cantoras cultuadas por operômanos de todos os gostos e gerações, mas apenas Magda Olivero (nascida Maria Maddalena em 25 de março de 1910) pode ostentar o título de cantora "cult", se é que existe isso em ópera. Seu estilo de "recitar cantando" -destacando o texto e a interpreteção, respeitando e até valorizando a partitura- fez de Magda uma cantora única na cena lírica e uma das maiores senão a maior intérprete do repertório verista.
Hoje seu dia está sendo cheio. Tem compromissos em programas da TV italiana e está sendo lembrada e homenageada em todo o mundo. Aqueles que, como eu, tiveram a oportunidade de vê-la cantar e sentiram sua fortíssima presença em cena podem se considerar privilegiados. Aos que se interessam por ópera, sobretudo os mais jovens, sugiro que conheçam melhor a arte dessa cantora sensacional.

Magda Olivero - "L'altra notte in fondo al mare", do Mefistofele, de Arrigo Boito.
Vídeo de 1976.


"Spunta l'aurora palida". Sequência do vídeo anterior, com o tenor Giuseppe Campora e baixo Jerome Hines.



Comentários